sábado, 28 de dezembro de 2013

Música chilldhood - origem, motivo, razão!

Childhood


Michael novamente chocou o mundo ao afirmar que havia sido maltratado, explorado e humilhado por seu pai durante a infancia e a adolescencia. Segundo ele, Joseph Jackson costumava assustá-lo quando era criança usando máscaras demoníacas e o espancando quase todos os dias. Quando Michael atingiu a adolescência, Joseph costumava humilhá-lo em público dizendo que ele era "extremamente feio" (e que desse modo ele não devia ser seu filho), e que seu nariz era "assustador, gigantesco, desforme". Em entrevistaOprah Winfrey, em 1993, Michael afirmou que a situação havia chegado ao extremo dele desmaiar ou vomitar de nervoso só de ouvir a voz do pai.
Childhood (em português: Infância) é uma canção autobiográfica onde Michael relata exatamente isso, os tempos difíceis que passou quando ainda fazia parte do Jackson 5. Na letra da canção, ele aborda questões como o fato de ser uma criança mundialmente famosa e sua turbulenta relação com o pai Joseph Jackson. Segundo Michael, em uma determinada idade ele começou a se sentir abusado pelo pai, que o xingava constantemente e o classificava com termos pejorativos, tal como a imprensa faz nos dias de hoje. Assim como em "She's Out Of My Life", Jackson chora no final da canção.
A canção tem uma melodia baseada em músicas clássicas, estilo que Michael revelou admirar muito. A letra, elogiadíssima tem frases reflexivas:
"Vocês viram a minha infância por aí?/Estou procurando pelo mundo de onde eu venho/Porque eu tenho procurado nos "achados e perdidos" do meu coração/Ninguém me entende…/Eles vêem isso simplesmente como estranhas excentricidades/Porque eu continuo brincando por aí/Como uma criança, mas perdoem-me…/As pessoas dizem que sou estranho desse jeito/Porque eu amo coisas tão simples/Tem sido o meu destino compensar-me/Pela infância que eu nunca conheci"
E mais a frente: "Antes de me julgar, tente muito me amar"
Childhood foi escolhida para fazer parte da trilha sonora do filme Free Willy 2: A aventura continua, devido ao sucesso do hit Will You Be There, que fez parte da trilha sonora da primeira versão do filme. A música também foi usada como divulgação da inocência de Michael na acusação de 2003.
Cquote1.svg
Se você realmente quer saber algo sobre mim, há uma música que é a mais honesta que já escrevi. É a mais autobiográfica que já escrevi. É chamada Childhood. Deveriam escutá-la. É essa que realmente deveriam escutar.
Cquote2.svg
— Michael Jackson em entrevista em 2003
No encarte do álbum HIStory há um desenho de Jackson como uma criança feito pelo próprio. Ele está encolhido em um canto da sala e olha assustado, agarrado ao cabo elétrico de seu microfone. Em um canto da parede a letra de "Childhood", a outra parede mostra a assinatura de Jackson.




ASSISTA AGORA O VÍDEO  



LEGENDADO COM UMA QUALIDADE UM POUCO BAIXA




CHILDHOOD (INFÂNCIA)

Vocês viram minha infância por aí?
Estou procurando pelo mundo de onde vim
Pois já procurei
Nos "achafos e perdidos" do meu coração
Ninguém me compreende...
Todos acham que sou estranho e excêntrico
Só porque eu continuo brincando por aí
Igual a uma criança
Mas, me perdoem...

As pessoas dizem
Que eu não estou bem
Por eu amar coisas tão simples
Tem sido meu destino
Para compensar uma infância
Que eu nunca conheci

Vocês viram minha infância por aí?
Estou procurando por essa maravilha
Em minha juventude
Como piratas em sonhos de aventuras
De conquistas e reis em seus tronos

Antes de me julgar
Tente me amar
Olhe dentro do seu coração e pergunte:
Vocês viram minha infãncia por aí?

As pessoas dizem
Que sou estranho
Só porque amo as coisas mais simples
Têm sido meu destino compensar
Uma infância que eu nunca conheci

Vocês viram minha infãncia por aí?
Estou procurando por essa maravilha
Em minha juventude
Como histórias fantásticas
Para compartilhar
Os sonhos que eu arriscaria
Vejam-me voar!

Antes de me julgar
Tente me amar
A juventude dolorosa
Que eu tive

Vocês viram minha infãncia por aí?


Nenhum comentário:

Postar um comentário