terça-feira, 21 de janeiro de 2014

HISTORY - MUSICAS, FOTOS E CURIOSIDADES DE CADA MÚSICA DO DISCO

HIStory 17 Anos!


HIStory 

No dia 16 de Junho de 1995, Michael mais uma vez ficou no centro das atenções ao lançar seu disco HIStory: Past, Present & Future – Book I um álbum duplo lançado que reune trinta canções. No primeiro disco HIStory Begins, uma seleção de quinze sucessos remasterizados de seus 4 álbuns anteriores. No segundo HIStory Continues, a primeira coleção de músicas inéditas.Vários músicos conceituados foram envolvidos no projeto, como David Foster, Jimmy Jam, Terry Lewis, R.Kelly, Dallas Austin, Bill Bottrell BoyzIIMen e Janet Jackson, sua irmã mais nova. Até o famoso jogador de basquete Shaquille O´Neal participou num rap da música 2Bad. Foram gastos 30 milhões de dólares em publicidade e propaganda para o lançamento da coletânea e subseqüente divulgação de cinco compactos. Foi a maior campanha de marketing já montada para promover um disco. A capa que mostra Michael como uma estátua, foi considerada a mais cara da história (estima-se US$ 1 milhão). O livreto que acompanha o CD duplo traz depoimentos de Elisabeth Taylor, Steven Spielberg e Jaqueline Kennedy Onassis. 

Selo: Epic Records / Sony Music Lançamento: 16 de Junho, 1995

Produção: Michael Jackson / Janet Jackson / Terry Lewis / Dallas Austin / David Foster / Bill Bottrell / R. Kelly

Vendas Mundiais: 23 milhões 



HIStory Begins

01. Billie Jean 

02. The Way You Make Me Feel 

03. Black or White 

04. Rock with You 

05. She's Out of My Life 

06. Bad 

07. I Just Can't Stop Loving You 

08. Man in the Mirror 

09. Thriller 

10. Beat It 

11. The Girl Is Mine 

12. Remember the Time 

13. Don't Stop 'Til You Get Enough 

14. Wanna Be Startin' Somethin 

15. Heal the World 



HIStory Continues

01. Scream 

02. They Don't Care About Us 

03. Stranger in Moscow 

04. This Time Around 

05. Earth Song

06. D.S. 

07. Money 

08. Come Together 

09. You Are Not Alone 

10. Childhood 

11. Tabloid Junkie

12. Bad

13. History 

14. Little Susie

15. Smile 



HIStory chegou à primeira posição na lista dos mais vendidos em 19 países e interessou 20 milhões de pessoas no mundo, que adquiriram uma cópia do álbum. Scream, um dueto de Jackson com a irmã Janet, foi escolhido como primeiro compacto promocional da semi-coletânea, em maio de 1995. Um videoclipe orçado em sete milhões de dólares foi produzido para acompanhar a canção. Nos Estados Unidos, Scream estreou em quinto lugar na Billboard quebrando um recorde de 37 anos, dos Beatles. O compacto tinha como lado-b a faixaChildhood, tema do filme Free Willy II.


O recorde foi superado mais uma vez por Michael Jackson três meses depois quando You Are Not Alone estreou na primeira posição. Um feito inédito e que seria igualado poucas vezes no futuro. O terceiro compacto de HIStory, Earth Song, tornou-se o maior sucesso do álbum na Europa. A canção não chegou às rádios nos Estados Unidos. 



SCREAM

Scream foi um dueto com a irmã Janet Jackson, que fez muitos fãs relembrarem os tempos do Jackson 5, por mais que a canção nada tenha a ver com o estilo do grupo formado por Michael e seus irmãos. Na música, Michael envia uma série de respostas a imprensa. Na canção ele se retrata como uma vítima da mídia (mais ou menos como ele fez na canção Leave Me Alone, onde desmentiu os boatos mirabolantes que os tablóides inventavam a seu respeito). Na música ele canta o seguinte trecho:

"Estou farto das injustiças/Você diz que estou errado/Então prove que você está certo."

Janet, que já havia colaborado com Michael na canção P.Y.T (Pretty Young Thing), resolveu participar da música, segundo ela, "por estar cansada de tantos absurdos", referindo-se às acusações de pedofilia contra seu irmão. Na época, Janet classificou a experiência de voltar a trabalhar com o irmão como "divertida" e "interessante". A música ainda traz uma versão "mais moderna" do new jack swing, estilo musical criado por Teddy Riley para o álbum Dangerous.




Lançamento: 31 de Maio, 1995

Vendas Mundiais do Single: 2.5 milhões

Vendas Digitais: 41.000

Letras e Composição: Michael Jackson, Janet Jackson, Jimmy Jam e Terry Lewis

Produção: Michael Jackson, Janet Jackson, Jimmy Jam, Terry Lewis

Teclados: Michael Jackson

Mixagem: Bruce Swedien

Baixo: Jimmy Jam

Arranjos: Michael Jackson, Janet Jackson, Terry Lewis e Jimmy Jam

Arranjos (Vocal): Michael Jackson




No dia 14 de Junho de 1996, 63 milhões de norte-americanos pararam para assistir o primeiro vídeo de Michael Jackson na Era HIStory durante uma entrevista concedida por Michael e Lisa Marie Presley, esposa do astro na época, a jornalista Diane Sawyer. O videoclip de 4:46 minutos dirigido por Mark Romanerk e orçado em cerca de US$ 7 milhões, é considerado o clipe mais caro da história da música o vídeo consiste em uma sequência em preto-branco de Jackson e Janet dentro de uma nave espacial vagando pelo espaço. Sozinhos, fugindo da Terra, eles se divertiam e relaxavam ao mesmo tempo em que brincam com a ausência da gravidade. 





Além de deter o titulo de clipe mais caro do mundo o vídeo Scream é considerado histórico porque com ele os irmãos se tornaram os primeiros artistas a usarem a estética do anime em um clipe para a MTV. Scream foi o resultado da poderosa invasão da cultura japonesa no mundo ocidental. Em época próxima, os Estados Unidos produziram os Power Ragers lembram?. Alias o brieing do clipe foi o desenho animado Akai Kõdan Zillion ou simplismente, Zillion como foi mais conhecido no Brasil transmitido no antigo Show da Xuxa no inicio dos anos 90.






Zillion, anime de grande sucesso nos anos 80, tendo sido produzido inicialmente para ajudar na divulgação e vendas dos brinquedos e jogos da SEGA, a série animada estreou no Japão no dia 12 de abril de 1987 e final foi ao ar no dia 13 de dezembro de 1987. Zillion fez parte por alguns segundos do video musical Scream.

Edição Especial do single Scream comercializado nos Estados Unidos com tiragem limitada em 2.000 cópias trouxe apenas duas faixas: (David Morales Def Radio Mix e The Single Edit Version). Detalhe exclusivo para o disco foi o poster de Michael Jackson em ''pose'' durante a Dangerous Tour.



A primeira vez que Janet Jackson trabalhou com o irmão foi em 1982 quando deu apoio nos vocais de PYT (Pretty Young Thing), single Top 10 do disco Thriller. Janet queria estar envolvida em todo o projeto da canção Scream, disse que era "muito divertido" trabalhar novamente com seu irmão além de ser uma experiência única e interessante.

Scream foi escrito, composto e produzido pelos irmãos Jackson, Jimmy Jam e Terry Lewis que já haviam trabalhado com Janet e produzido canções de sucesso. A faixa incorpora elementos de pop, R&B, hip-hop, funk e rock.



(*foto: Momento de discontração dos irmãos Jackson durante a gravação do vídeo Scream dirigido por Mark Rommanerk que durou duas semanas. Segundo Janet, trabalhar novamente com Michael foi uma experiência única e interessante)

History – Past, Present and Future o novo album do Rei do Pop Michael Jackson foi agressivamente divulgado em todo o mundo. A revista alemã Music News trouxe detalhes do álbum de Jackson; Black Or White Magazine revista especial dedicada aos fãs de Jackson e também comercializada na Alemanha trouxe matéria sobre o novo álbum HIStory. Outras revistas que trouxeram Michael jackson na capa e o seu novo disco foram a Bravo (Alemanha) e Poprocky que trouxe curiosidades do video clipe Scream

Com mais de 2 milhões de cópias vendidas o single Scream atingiu a #5 posição no Billboard Hot 100 (Estados Unidos) e a #3 no UK Singles Chart (Reino Unido). Uma segunda versão do single foi comercializada nos Estados Unidos e Europa (Inglaterra, Itália, França, Alemanha e Holanda) no dia 5 de junho; o chamado Scream: Single Edit 2 trouxe um plus na arte da capa e novos (remixes): Def Radio, Dave Hall's Extended Urban, Naughty Radio Edit with Rap and Classic Club.



Scream no Japão não chegou a ser um grande sucesso se comparado a outras faixas do álbum HIStory: Past, Present & Future – Book I que foram divulgadas, a canção ficou noTop 20 das mais executadas e o som não muito inovador mais ''pesado'' como Jam (Dangerous) não cativou o publico niponico. Porém, no mundo todo, Scream foi uma canção Top 3 vendendo milhares de cópias. A edição do single comercializada no Japão no formato snap-pack trouxe apenas três faixas: Scream (versão original e edição para as rádios) e o single b-side Childhood


Como quase todos outros video-clipes de Michael Jackson a coreografia está presente. ParaScream o Rei do Pop chamou a conciderada Melhor Coreografa da América, Tina Landon, que já trabalhou no clipe Smooth Criminal auxíliando também Jackson na coreografia. Landon já trabalhou com vários artistas tais como: Britney Spears, Christina Aguilera, Kelly Clarkson, Mýa, Shakira, Pink, Jennifer Lopez, Ricky Martin, Tina Turner, Anastacia, Jay-Z, Samantha Mumba, Lil' Kim, Aerosmith, Marc Anthony, Prince, Deborah Cox, The Pussycat Dolls, Kelly Osbourne, Mariah Carey, Faith Hill.


A coreografia de Scream é bem simples se comparado com a de Thriller , com esse ritmo, a dança do clipe ganhou o prêmio MTV Video Music Awards em 1995 como Melhor Coreografia: - aprenda e tente fazer os passos de danção de Scream: 


Sony Music e Epic Records comercializaram nos Estados Unidos e Europa o chamado 12'' inches, por aqui conhecido como o vinil ou LP. O disco do single Scream foi lançado com cópias limitadas, estima-se que a gravadora distribuiu um lote de 3.000 cópias do single; nos tempos modernos de hoje esse disco é bastante procurado por colecionadores; Scream - LP no mercado mundial chega ao valor de U$30,00:


Em 1995 a modinha musical no Reino Unido era o som electro-pop, muitos mais muitos mixes batidas vibrantes e psicodélicas. A gravadora de Michael queria entrar nesse mercado então, lançou dois singles exclusivos da musica Scream no Reino Unido. As chamadas versõesScream: Red and Blue foram comercializadas no país com pouco sucesso, a canção mix Scream (Naughty Main Mix)]que foi divulgada nas radios da Europa ficou apenas na #43 posição.


As figuras abaixo mostram os LP’s exclusivos distribuídos pela Sony Music UK para DJ’s com o objetivo de divulgar o mix Scream Naughty Main e suas versões: Naughty Pretty-Pella e Naughty A Cappella. Apesar de sewr uma nova melodia para Scream, hit que ficou na #3 no chart do Reino Unido a ''nova'' musica não pegou na Europa como o mix da musica Black Or White Cole e Civilles Mix e teve que se contentar ficar no Top 50 das canções mais tocadas.



HIStory: Past, Present and Future Book I estreou no #1 da Billboard 200 e Top R&B / Hip-Hop vendendo mais de 391.000 cópias em sua primeira semana. O álbum foi certificado sete vezes platina pela Recording Industry Association of America no dia 22 de Outubro de 1999, com pouco mais de 3,5 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. A Sony Music em setembro de 1995 comercializou o lindo vinil desse álbum HISTÓRICO; detalhe: o vinil - box vinha com 3 LPs:


Um fundo branco com logotipo MJ, no Reino Unido para a divulgação do single Scream com a participação especial de sua ''sister'' Janet Jackson, Sony Music UK distribuiu como podem notar na foto abaixo, seu CD promocional. Essa musica quando lançada nas rádios britânicas alcançou a #3 posição no Chart de vendas. Scream fez mais sucesso na Europa do que nos Estados Unidos: 


A imagem de uma criança aflita no canto de uma sala, gritando está presente no livreto do single Scream. Pintada em 1981 por Gottfried Helnwein; Das Lied / The Song é mais uma obra polemica porém aclamada. ao lado da criança na parede está a letra manuscrita de "Scream" por Michael Jackson e nela:


Scream (With such confusion don’t it make you wanna scream / Your bash abusin victimize within the scheme / You find your pleasure scandalizin every lie / Oh father, please have mercy cause I just can’t take it.) Tradução (Tanta confusão nos faz querer gritar / Suas criticas e intrigas fazem vítimas / Você tenta superar cada mentira que eles inventam / Oh pai tenha piedade pois não suporto mais).


Mark Romanek, diretor de Scream: "Michael é o maior artista do mundo, e seus seguidores têm a expectativa de que vamos conseguir algo grande e épico com este vídeo. Nascido em Chicago, Illinois, Estados Unidos. Ele foi diretor de vários vídeos de artistas como Fiona Apple, Beck, David Bowie, Johnny Cash, Macy Gray, Janet Jackson, Mick Jagger, Lenny Kravitz, Linkin Park, Madonna, Nine Inch Nails, No Doubt, Iggy Pop, Red Hot Chili Peppers, REM, Keith Richards e Sonic Youth. 


(antes da gravação foram feitos Storyboards do clipe; assim como se faz nos filmes o diretor desenhou as cenas de como seria Scream) :



Mark atendeu nossas expectativas e fez um vídeo descente ao nome Michael Jaackson com efeitos especiais de primeira linha. Tornando-se o vídeo musical mais caro na história da música, o a despesa vai de US$600.000 o custo de 11 dias a gravação; U$S 175.000 nas luzes; U$S 80.000 gastos no telão; US$40.000 na coreografia; U$S 53.000 nas Guitarras Gibson e entre outras despesas foram gastos U$S 5.000.000 nos 11 cenários.



CHILDHOOD


Se Scream explorou mais o lado comercial, Childhood foi a parte autêntica do single. Lançado como B-side (em português: Lado B) de Screamem 1995 o CD-promocional teve poucas cópias comercializadas e a sua difusão nas rádios do mundo foi fraca, quanto a recepção dos críticos: mista.

Seu belo instrumental produzido por Michael e David Foster é de qualidade impressionante e emocionante, um trabalho belo e digno do status de Rei do Pop. Childhood é uma canção biográfica escrita e composta por Michael Jackson, nela o Rei do Pop revela-se triste sobre o olhar da mídia e o que pensam ao seu respeito por ser... simples: (Eles vêem isso simplesmente como estranhas excentricidades / Porque eu continuo brincando por aí / Como uma criança). Childhood também foi tema musical para a segunda aventura do filme Free Willy:



Lançamento: 31 de Maio, 1995

Vendas Mundiais do Single: 50.000

Vendas Digitais: 25.000

Letras e Composição: Michael Jackson

Produção: Michael Jackson e David Foster

Teclados: David Foster

Teclados (Arranjos): Michael Jackson

Pianos: David Paich e John Barnes

Arranjos: Michael Jackson

Arranjos (Vocal): Michael Jackson



Childhood é, em parte, uma referência biográfica de Michael Jackson aos anos difíceis quando jovem, a relação com o pai e as pressões de ser famoso mundialmente. Em seu vídeo dirigido por Nicholas Brandt (diretor também dos clipes Earth Song e Stranger In Moscow), Michael está numa floresta com roupas simples sentado num toco de uma árvore. A câmera se desloca até as árvores para o céu e como a fantasia de uma criança navios que flutuam entre as nuvens seguem rumo a linda lua... Isso é ''Infância''. Com 4:27 minutos de duração, o clipe traz participações dos atores mirins do Filme Free Willy, Jason James Richter e Francis Capra.



Você viu a minha infância?". Em Childhood Michael invoca a juventude dolorosa que teve passado. Michael sobre Childhood fala que é sua canção mais autobiografica composta; no livreto do disco HIStory, há um desenho de Jackson como uma criança com um olhar assustado no canto de uma sala. A arte foi desenhada magnificamente pelo talentoso Rei do Pop.. ou.. Rei do Desenho como preferir.



Outra versão do single Childhood foI comercializada na Europa mas a Sony Music não estava interessada em divulgar o single e rejeitou a idéia de um lançamento oficial, a canção então foi divulgada promocionalmente. Um outro disco, a trilha musical de Free Willy 2 foi comercializada pela MJJ Music (o selo fonográfico de Michael) e trouxe como faixas principal a canção tema do filme, Childhood e canções do grupo 3T (seus sobrinhos) e a irmã Rebbie Jackson.



O vídeo clipe de Childhood foi ambientado no Sequoia National Park que fica nos arredores da cidade de Los Angeles. Sequoia National Park é considerado um dos mais belos parques naturais dos Estados Unidos pela sua vegetação, árvores, cachoeiras e lagos.



Nos Estados Unidos, o vídeo de Childhood foi lançado em julho de 1995, enquanto na Europa em outubro, para coincidir com a estréia do filme Free Willy 2. A melancolia da melodia se encaixa perfeitamente com o vídeo, seu diretor Nicholas Bandt mostrou-se capaz de realizar a fantasia de Michael: ''Quero um clipe que mostre simplicidade''. Assim como fez em Scream,Storyboards foram desenhados para dar suporte as cenas de Childhood; o clipe também utilizou os efeitos especiais como uma tela azul para a filmagem dos pequenos barcos que navegam com as crianças.


O videoclipe do primeiro compacto do álbum, Scream/Childhood , estreou durante a entrevista concedida por Michael e Lisa Marie à apresentadora Diane Sawyer no programaPrimetime, da ABC, um dia antes do lançamento de HIStory. Assitida por 63 milhões de norte-americanos (recorde para rede de televisão ABC), Primetime Live Interview: Michael Jackson and Lisa Marie Presley foi realizada no Sony Studios em Los Angeles. Dentro os diversos temas Diane Sawyer questiona sobre o casamento, as acusações de 1993 e outros assuntos tabloidescos que dizem a respeito do Rei do Pop:



Um grande circo foi montado para a entrevista de Michael Jackson e sua esposa Lisa Marie Presley. Capas de revistas e jornais exibiam a foto de Diane Sawyer, Michael e Lisa. A aparição do recluso cantor para uma entrevista exclusiva foi a chave que desencadeou para uma megalomaníaca estratégia publicitaria da Sony Music para divulgação do récem álbum HIStory: Past, Present and Future - Book I.




Celebrando os 20 anos de Sony Music com o lançamento de HIStory, a gravadora do Rei do Pop semanas antes do lançamento desse disco promove com o apoio publicitário do maior jornal do Reino Unido o The Times detalhes do novo de Michael. O jornal que dedica várias páginas a HIStória de Jackson trouxe um pôster exclusivo para seus leitores.



No dia 22 de Junho de 1995, Michael Jackson comparece a premiação VH1 Awards. O Rei do Pop recebe o premio especial pelo seus esforços em combater a fome em todo o mundo. Michael que não era certeza em comparecer na cerimônia surpreendeu a todos depois de entrar de ''surpresa'', e cantou o hit Heal The World com o grupo R&B BoyzIIMen:



Os fãs europeus sempre foram fiéis ao Rei do Pop e em 1995 o álbum HIStory: Past, Present and Future - Book I teve uma edição especial comemorando a marca de 1.0000 milhão de cópias vendidas na Europa. A edição distribuidas em unidades super-limitadas não trouxe faixas extras e o unico detalhe do disco está para a capa de luxo; trata-se de uma capa de "papelão" que envolve o cd com a capa original (tipo o de Thriller 25th):



Consolidando uma audiencia recorde para o programa Primetime, (+ de 60 milhões de telespectadores) no dia seguinte só era comentário sobre Michael e Lisa. Em uma das perguntas mais curiosas que o publico queria saber (o os tabloídes) era se realmente Jackson fazia sexo com Lisa; Yes, yes yes, foi a resposta de Lisa que parou direto nas capas de jornais no dia seguinte; Jackson-Presley também ganharam capas de revista na suécia ''Um casal normal'' (Hit) e Okej). Além da famosa entrevista a Smashhits publicação britanica trouxe para seus leitores detalhes do álbum HIStory


As primeiras gravações do álbum tiveram início no mês de Setembro do ano de 1994 e foi finalizado em março de 1995 no Westlake Studios por Bruce Swedien que mixou as faixas. Com 148:50 minutos de duração HIStory detém o titulo de disco-duplo mais vendido na historia da musica (em todos os tempos. Antes da campanha ‘’megalomaniaca a Sony/Epic/MJJ disponibilizaram o chamado Press-Pack de HIStory. O livreto de 6 paginas trouxe informações sobre o novo som de Michael Jackson bem como fatos que marcaram a trajetória do Rei e datalhes do single Scream, um dueto com sua irmã Janet Jackson.



O Press-Pack de HIStory: Past, Present and Future Book I foi lançado com um lote de 1.000 cópias e 3 versões: Red, Green e Blue acompanhando o livreto, um CD-promocional também foi disponibilizado;o disco se tratava do I, HIStory Begins com os 15 hits de Michael Jackson: Billie Jean, Beat It, Black Or White, Remember The Time, The Way You Make Me Feel.


Promoção de HIStory no Japão. A semi-coletânia do Rei do Pop chegou no país no dia 16 de julho de 1996 já com 70.000 cópias vendidas na primeira de semana de lançamento, detalhe para o postêr que exibe a discografia do artista:



Em maio de 1995 Michael Jackson foi convidado por Quincy Jones para fazer uma sessão de fotos, em especial para sua revista a Vibe Magazine. Jackson aceitou de boa, pois já estava em fase promocional do disco HIStory. Com fotos tiradas por Jonathan Exley em um estúdio montado no saudoso rancho Neverland nosso Rei do Pop se exibe muito alegre e confiante. 



Na primeira página da revista, um comentário de sua então esposa Lisa Marie Presley-Jackson:



''Michael é um verdadeiro artista - extremamente estético e muito, muito romântico. Isto que ele verdadeiramente é, apesar de todos os comentários degradantes feitos no passados por certas larvas. Michael, assim como eu, temos sido severamente subestimados e incompreendidos como seres humanos. Mal posso esperar pelo dia em que todas essas cobras, que tem tentado destruí-lo, engolirem suas próprias palavras e rastejarem de volta para os buracos de onde saíram''


HIStory também foi lançado no formato MiniDisc. Embora o MiniDisc tenha tido certo sucesso, ele não surpreendeu muito nos EUA e na Europa como a Sony esperava, porém, no Japão o disquinho teve um sucesso absoluto, sendo muito popular. A gravadora do Rei disponibilizou cópias limitadas que foram distribuidas em dois Box:



Antes de HIStory – Past, Present and Future chegas as lojas a Sony Music distribuiu para todas as mídias o disco promocional que trouxe os 15 sucessos de Michael Jackson em áudio remasterizado e as esperadas novas canções com o single principal Scream. Geralmente chamado apenas de promo, é uma abreviação de "exemplar promocional" – os CD’S promo é uma cópia do álbum utilizado para fins promocionais. Eles são frequentemente enviados para imprensa e rádio, antes do lançamento oficial:


Michael Jackson, Lisa Marie: \"I Love You\, assim foi a material especial do mês de Junho que trouxe a edição da revista francesa Match Paris. A mesma foto porem com uma nova pose de Lisa e Michael a edição da revista do Canadá trouxe como o titulo da matéria Je comprends mieux ce qu'est l'amour... / algo se traduzido para o português seria como: Eu entendo melhor o amor... by MJ, na mesma edição da revista Dernie Reheuire, Michael Jackson desmente o boato de separação. Outras capas de revistas em que o casal apareceu na capa foram a britânica Sunday (The Girl Is Mine) e a revista oficial de Michael Jackson na Europa, Black & White


YOU ARE NOT ALONE


You Are Not Alone foi lançado em agosto de 1995, como o segundo single para promoção do disco HIStory: Past, Present and Future. A balada R&B escrita por R. Kelly e co-produzida por Michael Jackson, comercialmente, continua a ser um dos singles mais vendido de toda sua espetacular carreira. Nos Estados Unido a primeira semana de vendas foram comercializada somente nos no país cerca de 120.000 cópias, nas semanas seguintes que seguiu a promoção do disco You Are Not Alone já recebia a certificaão de platina pela RIAA com mais de 1 milhão de cópias vendidas. A canção também atingiu número #1 na França, Nova Zelândia, Espanha e Suíça, mundialmente o single de You Are Not Alone vendeu cerca de 4 milhões de cópias. You Are Not Alone detém o récorde (listado no Guinnes Book - O Livro dos Récordes) como a primeira canção a estreiar no Hot 100 da Billboard na América.


Lançamento: 15 de Agosto, 1995

Vendas Mundiais do Single: 4 milhões

Vendas Digitais: 330.000

Letras e Composição: R.Kelly

Produção: R.Kelly e Michael Jackson

Teclados: R.Kelly

Mixagem: Bruce Swedien

Baixo: Jimmy Jam

Arranjos: Michael Jackson e R.Kelly

Arranjos (Vocal): Michael Jackson


Foram necessários 10 dias para gravar o clipe de You Are Not Alone no Pantages Theatreem Nova York, outras tomadas do vídeo onde ao fundo Michael aparece em um deserto com montanhas foram feitos nos estúdios de efeitos especiais Pacific Ocean Post em Santa Mônica, a cerca de 30 km de seu Rancho Neverland:

O diretor do clip Wayne Isham (o mesmo diretor que trabalhou nos vídeos de: Roxette, Janet Jackson, Britney Spears, Kelly Clarkson, David Cook, Simple Plan, Avenged Sevenfold, *NSYNC, Shania Twain, Metallica, Leona Lewis, Pink Floyd, Sheryl Crow, e Madonna) disse em uma entrevista que: "Trabalhar com Michael é impressionante, tem uma personalidade fascinante. Quanto a Lisa Marie, ela é formidável e tem um grande senso de humor:



Nunca houve qualquer dúvida sobre o gosto de Michael pelo conhecimento da arte e literatura. Este fato interessante é apenas mais um testemunho de sua genialidade. Em 1995, Michael produziu o vídeo, You Are Not Alone, com sua então esposa, Lisa Marie Presley em que aparecem semi nus na cena retratada pelo quadro "Daybreak" uma pintura feita por Maxfield Parrish.


You Are Not Alone tornou-se o single mais vendido do ano de 1995. Do Brasil até Japão a Sony Music gastou milhões para a promoção da musica + romântica do repertório solo de Michael Jackson. Logo em Setembro de 1995 a gravadora lança nos Estados Unidos a segunda edição de You Are Not Alone agora com os mixes. You Are Not Alone: The Remixes trouxe faixas produzida pelos Dee-Jays badalados da época como Frankie Knuckles:


Michael visita o parque Six Flags com Lisa Marie e sua filha em 25 de maio de 1995 em Santa Mônica e ficou por horas nas principais atrações do parque com a montanha-russa Colossus a primeira construida no mundo a dar uma volta completa. Para quem nunca ouviu falar do Six Flag, ele é mundialmente famoso pela sua tradição de construir montanhas russas; saiu de lá a primeira a dar um looping, a primeira a atingir 100 MPH de velocidade (160 Km/h !!!): - Michael se divertiu, e muito com a esposa:


Se nos Estados Unidos os fãs ganharam uma nova edição do single You Are Not Alone o mesmo não pode se falar dos fãs britânicos. A Sony Muisc resolveu não lançar o disco You Are Not Alone: The Remixes, pelo contrário, comercializou promocionamnete o vinil single da musica. You Are Not Alone: The Mixes trouxe as canções originais de Frankie Knuckles e Satoshi Tomiie em 4 faixas que foram divulgadas com um iscreto sucesso nas radios de (dance-music) no Reino Unido.


Enquanto os tablóides falavam que o casamento de Michael Jackson e Lisa Marie Presley era uma farsa, em Agosto com a divulgação da musica e clipe You Are Not Alone, Michael era capa das principais revistas do mundo. Na França o casal-pop estampou a revista VSD, enquantoCashbox Magazine trouxe ao seus leitores detalhes do álbum HIStory. Outras edições de revista sobre Michael e Lisa: Womansday (Austrália) e New Idea.


Michael Jackson gosta de remixes, o que ele não gosta é o fato de uma pessoa mexer na sua musica e transformá-la em uma melodia completamente diferente da original, porém, ele teve que se adequar ao novo mercado (dance) que na época que começava a despertar. A gravadora do Rei do Pop então lançou diversos CD’s que trouxe nas suas faixas os hits de HIStory em versões remixadas. Na Europa a Sony Music lançou o single chamado de The Classic Remixes Series:


O single mais vendido do ano de 1995 (estima-se que tenha totalizado cerca de 4 milhões de cópias em todo o mundo), You Are Not Alone uma romântica balada R&B teve o lançamento como single exclusivo no Brasil. O disco duplo You Are Not Alone – The Remixes 1 And 2foi distribuído pela Sony Music Brasil em uma edição limitada, o disco trouxe 11 faixas sendo elas: (Album Edit / Radio Edit / Franctified Club Mix / Scream Louder / MJ Megamix / R. Kelly Remix Edit / Classic Club Edit / Jon B Remix Edit / R Kelly Remix / Jon B. Remix / Rock With You - Frankie's Favorite Club Mix.



Na Europa a Sony Music lança vinis com remixes; a gravadora estava preparada para o mercado Dance na europa. A primeira seleção das canções remexidas foi o lançamento do vinil (DMC Megamix); o disco promocional e distribuído para os Dee-Jays da balada britânica trouxe no lado A e B 15 faixas hits da carreira do Rei do Pop, tais como Billie Jean, Beat It, Smooth Criminal, Remember The Time, Wanna Be Startin Somethin, Rock With You, Bad, The Way You Make Me Feel e uma previa do single Scream. A novidade para esse disco era que as faixas não têm intervalos e uma seguida da outra:


A Epic Records gravadora do Rei do pop lançou no Brasil o vinil promocional chamado The Medleys, para o ano de 1995 o selo comercializou m terras tupiniquins o vinil promo: The Mega Remixes. O disco trouxe 10 faixas com os maiores hits do artista incluindo remixes de Rock With You, Remember The Time, Beat It, Wanna Be Startin 'Somethin', Black Or White, It, Jam, Don't Stop 'Til You Get Enough e Bad.



Como parte da promoção de seu álbum HIStory: Past, Present and Future: Book I, Michael Jackson foi quem abriu as cortinas para o ''show'' da premiação gringa da MTV no dia 7 se Setembro de 1995. O 12th Video Music Awards de 1995 trouxe a volta do Rei do Pop em um épico medley de 15 minutos (o maior de sua história) com alguns de seus maiores sucessos, incluindo Scream, Beat It, The Way You Make Me Feel e Black or White. Nosso idolo da musica pop também tocou Dangerous em uma peformance de tirar o folego e completou com o hit #1 mundial You Are Not Alone


Jackson foi acompanhado no palco pela ex-guitarrista do Guns N 'Roses Slash na canção Black Or White e logo depois o Rei do Pop peformou sua melhor musica da noite, com sua dança.. Billie Jean. Quando a performance acabou, a multidão no Radio City Music Hall, deu uma ovação ensurdecedora digno do tamanho e do alcance de seu desempenho.


Lista de musicas cantadas por Michael Jackson: Medley MTV: ("Don't Stop 'til You Get Enough"/"The Way You Make Me Feel"/"Scream"/"Beat It"/"Black or White"/"Billie Jean"/"Dangerous"/"Smooth Criminal"/"You Are Not Alone")


(*foto: Depois da grande performance, um dos maiores indicados daquele noite o Rei do Pop Michael Jackson subiu ao palco três vezes para receber o premio de Melhor Vídeo de Dança, Melhor Direção e Melhor Coreográfica, todos por Scream).



No dia 22 de Setembro de 1995 Michael Jackson comparece a premiação anual do canal blackB.E.T. Na ocasião o Rei do Pop canta o hit mundial You Are Not Alone e recebe o prêmioWalk Of Fame pela contribuição da musica black no mundo. A noite de Gala arrecadou de seus convidados dinheiro em beneficio ao colegio United Negro Fund.


EARTH SONG


Earth Song foi o terceiro single do álbum HIStory: Past, Present and Future – Book I. O single lançado em 1995 da continuidade ao trabalho de Michael de lançar canções com mensagens sociais como We are the World, Man in the Mirror e Heal The World.

Em Earth Song no entanto foi a primeira vez que Jackson tratou abertamente com o meio-ambiente e o bem estar dos animais. Earth Song só foi lançado como single em países europeus, ficando no top 5 de vários países como Áustria, Bélgica, Noruega, Suécia, Suíça e Espanha. É considerado o maior sucesso de Michael na Europa em toda sua carreira superando hits como Billie Jean, Beat It e Black Or White. Só no Reino Unido a canção estreou em número um e permaneceu durante seis semanas vendendo mais de 5 milhões de cópias.

Lançamento: 27 de Novembro, 1995

Vendas Mundiais do Single: 5 milhões

Vendas Digitais: 120.000

Letras e Composição: Michael Jackson

Produção: Michael Jackson e David Foster

Arranjos (Orquestra): David Foster, Elmer Bernstein e Bill Ross

Piano: David Paich

Baixo: Guy Pratt

Teclados: David Paich e David Foster

Arranjos (Vocal): Michael Jackson


Earth Song recebeu a indicação para levar o premio Grammy de 1997 como o melhor clipe daquele ano, infelizmente não levou. O vídeo da música foi dirigido por Nick Brandt. A produção teve um tema ambiental, mostrando imagens de crueldade contra os animais, o desmatamento, a poluição e a guerra. Earth Song foi filmado em quatro regiões geográficas.

O primeiro local foi a Floresta Amazônica, com Nativos da região, a segunda cena foi uma zona de guerra na Croácia, com os moradores da área. A terceira, na Tanzânia, que incorporou as cenas da caça ilegal de Elefantes com suas presas de marfin arrancadas. Vale a lembrança que nenhum animal foi morto na realização do Earth Song. A localização final da cena do vídeo foi em Warwick, Nova Iorque, onde um incêndio florestal foi simulado em um campo de milho. Um dos mais belos vídeo clipe da carreira do Rei do Pop, Earth Song foi transmitido mundialmente exceto para os Estados Unidos.


Samuel Santos compra e vende garrafas no subúrbio de Belém, Juiz de Machado e Milena Barros são estudantes de primeiro grau, Zildo da Costa servente de pedreiro desempregado, Edison pinto é segurança de um escritório de advocacia, Paula Monteiro, vendedora de uma sorveteria e Nebles Labasca animadora de festas infantis. O que eles tem em comum ? Primeiro a origem indígena, todos são descendentes de tribos da Amazônia e depois... Michael Jackson.


Earth Song (Canção da Terra) mostra nossos personagens sofrendo com a devastação das matas de Santarém do Pará. Os 7 figurantes paraenses, foram escolhidos em uma seleção rigorosamente de 100 candidatos. Eles trabalharam durante 4 dias no meio da mata sobre o comando de Nicholas Brandt o diretor do clipe. Alguns efeitos especiais como a ventania foram realizados coma ajuda de dois motores de ultraleve e finalizados em computadores nos Estados Unidos.

Os figurantes se reuniram para ver o clipe do Rei do Pop todos estavam ansiosos, em silencio absoluto acompanharam as primeiras cenas e logo começaram a chorar. O musical correu o mundo com nossos 7 brasileiros e uma mensagem em defesa sobre nossa terra tão maltratada.


Earth Song foi escrita por Jackson em 1991, mas ela acabou ficando de fora do álbum daquele ano. O coral gospel de Andrae Crouch foi convidado para fazer o backvocal da canção. Eles já tinham trabalhado com Jackson em canções anteriores como Man in the Mirror e Will You Be There. A intenção de Michael era criar uma canção de lirismo profundo e melodia simples para que pessoas do mundo todo pudessem cantar junto. A canção tem um clima de música clássica, tipo de música que apareceu mais no álbum em que foi lançada. Na faixa, Jackson alerta a consciência social, avisando que estamos indo longe demais com nossas atitudes para com o planeta Terra. 



O single mais vendido do ano no Reino Unido, Earth Song foi lançado mundialmente em diferentes versões. O cd (max-single) dessa canção comercializado na Europa trouxe 4 faixas: Earth Song (Radio Edit); Earth Song (Hani's Extended Radio Experience) um remix feito pelo DJ Hani; Wanna Be Startin' Somethiing (Tommy D's Main Mix) e Wanna Be Startin' Something (Brothers In Rhythm House Mix).



Depois de Scream (#5) e You Are Not Alone (#1) na França antes do lançamento comercial de Earth Song o selo Epic Records divulgou em um dos maiores jornais de circulação do país a promoção do novo single de HIStory. O folder apresentou a obra de arte-final do disco, juntamente com todos os detalhes de 3 versões que seriam lançada como single no país.



O informativo também divulgou que durante 30 de Outubro á 12 de Novembro os canais TF1,Canal + e 6M iria passar um trecho de 30 segundos do novo clipe de Michael Jackson e em 16 de Novembro a estréia nacional do vídeo nas redes 6M e MCM.



Michael Jackson foi capa da edição do mês de Novembro do ano de 1995 da revista britânicaTop of the Pops o casal mais pop daquela época extampou as páginas da revista Blue Jeanna Turquia. Quando Earth Song foi divulgada como single promocional de HIStory o Rei do Pop foi capa até de uma revista de Israel, Maariv La'onar, uma outra edição foi a Derniere Heure do Canadá.. só chamegos com Lisa Marie Presley.



Earth Song não foi um single mundial, a Sony Music concentrou toda a sua publicidade na Europa, precisamente no Reino Unido, considerado como o segundo mercado fonográfico depoois dos E.U.A. Tanta publicidade e mais de 3 milhões de dólares gastos em publicidade

Earth Song foi a canção que bateu o recorde dos Beatles permaneceu por semanas em #1 no UK Chart. Não sendo um single mundial nos Estados Unidos a canção foi lançada apenas para as rádios, aparecendo no Hot Dance Music / Club Play


Com o sucesso do single que atingiu cerca de um milhão de cópias em vendas no Reino Unido a Sony Music comercializa uma edição especial e ''limitada'' do álbum duplo HIStory no país britânico. A nova edição do álbum trouxe um brinde, o single #1 Earth Song veio junto com HIStory - exclusivo somente para o público do país.


Explorando o mercado da Dance-Music que estava em ascensão durante a divulgação de HIStory; Past, Present and Future – Book I, a Sony Music e Epic Records comercializa em cópias limitadas o CD The Megaremixes que trouxe nas suas faixas todos os hits do passado da carreira do Rei do Pop subdivididos em 3 remixes (MJ Urban Megamix); (MJ Megamix); (MJ Megaremix) editados por Ronnie Ventura e Tony Moran. O álbum lançado oficialmente em 1.000 cópias nos Estados Unidos é um dos itens mais raro e procurados da Era HIStory:



A edição vinil do disco The Megaremix foi divulgada promocionalmente nos Estados Unidos. Distribuído apenas para DJ’s para tocar na ''balada'' de Nova York á Los Angeles o discos trouxe hits do passado e inesquecíveis como: Billie Jean, Thriller, Beat It, Bad, Wanna Be Startin' Somethin', Rock With You, Remember The Time e Black Or White. A seleção de remixes foi re-mixado pelos Dee-Jays Ronnie Ventura e Tony Moran.


Na França o disco duplo HIStory fez mais sucesso que seu antecessor Dangerous (1991). Em 1997 o álbum atingiu a marca das 1 milhão de cópias vendidas no país francês; na Alemanha impulsionado pelo hit You Are Not Alone, HIStory alcançou a marca das1,5 milhões de exemplares vendidos, sendo três vezes platina e tornando o país da Europa com maiores vendas de HIStory.


Se compararmos quais musicas de HIStory fez mais sucesso a resposta exata é: You Are Not Alone e Earth Song.

You Are Not Alone fez barulho nos Estados Unidos enquanto Earth Song na Europa. Em vendas totais os dois singles superam a casa das 7 milhões vendidas em todo o globo. (Abaixo os fãs podem ver a foto do CD-singleEarth Song comercializado no Japão):



Uma nova versão do single Earth Song foi comercializada na Europa. Earth Song – Remixes trouxe na sua tracklist uma seleção de quatro remixes produzidos por Brothers In Rhythm e Tommy D's, entre as canções: Earth Song - Radio Edit; Earth Song - Hani's Radio Experience; Wanna Be Startin' Somethin' - Brothers In Rhythm e Wanna Be Startin' Somethin' - Tommy D's Main Mix.



A segunda edição do single chamado Classic Remix Series quando lançado no Reino Uido teve uma tiragem única e limitada em 5 mil cópias apenas. Na seqüência da imagem uma outra edição Earth Song - Hani's Remixes agora no formato (vinil) foi divulgada como um promo single de Earth Song no Reino Unido: 



The Very Best Of Michael Jackson with The Jackson 5 é lançado pela Motown/Universal Music durante a divulgação de HIStory. A coletania que traz 21 canções gravadas entre os anos de 1968/1976 inclue hits como: Ben, Ain't No Sunshine, Happy, Music And Me, I Want You Back, e One Day In Your Life. Mundialmente The Very Best Of Michael Jackson with The Jackson Five vendeu cerca de 750.000 cópias; uma marca excelente uma vez que não houve nenhuma divulgação; esse disco foi re-lançado em Setembro de 2009:



Smash Hits uma das revistas de musica mais conceituada do Reino Unido trouxe nosso Rei na capa com uma entrevista inédita, a edição especial foi lançada um Mês antes do lançamento do aguardado HIStory. BRAVO ! (Michael küsste mich) o Rei também foi capa da revista alemã por duas vezes; Jackson foi destaque também da revista 



Nenhum outro álbum gastou tanto em publicidade quanto HIStory, para esse disco a Sony Music abriu os cofres e disponibilizou cerca de 30 milhões de dólares para serem gastos só em divulgação seja em pôsteres, comerciais de T.V e até mesmo em produtos relacionados a marca Michael Jackson e Rei do Pop.



O primero milhão gasto para publicidade de HIStory foi a construção de 15 estatuas de Michael Jackson ! é isso mesmo, a estatua que podemos ver no cover de HIStory realmente existiu e existe espalhada em algum lugar do mundo. Com cerca de 10 metros de altura a estatua HIStory ficou durante 2 semanas exposta nas principais capitais do mundo.



Na época do lançamento de HIStory a empresa de brinquedos Dive em companhia com a MJJ Productions lançou réplicas perfeitas da estátua de Michael Jackson. Disponível apenas na Europa, o item para colecionadores teve a chamada edição Gold/Ouro e Silver/Prata:



Começam os ensaios para o show Michael Jackson: One Night Only seria a volta ao palcos antes de sua turnê mundial HIStory. O concerto que estava montado no Teatro Becon em Nova York e planejado para ser o especial de Natal do canal HBO teria a trasmissão ao vivo no dia 10 de Dezembro com uma audiência calculada e esperada em 250 milhões de telespectadores. One Night Only iria trazer um Michael Jackson diferente daquele que vemos, claro que na set-list do concerto teríamos Billie Jean e Black Or White porém com melodia mais intimista ou seja, um tom quase acústico. Entre uma delas estaria Childhood que ganharia a participação do mímico francês Marcel Marceau.



(*foto: Michael Jackson durante os ensaios da música Smile com o mímico Marcel Marceau):



Imprensa e fãs do mundo inteiro aguardavam anciosos pelo show de Michael Jackson. O ultimo show de Michael transmitido ao vivo pelo canal HBO foi na Romênia na cidade de Bucareste em 16 de Outubro de 1992, passados 3 anos era de fato que Michael iria fazer mais sucesso pois em todos os canais de televisão a propaganda do show era massiva. / (Destaque para o pôster promocional que divulgou o show que One Night Only):



Durante o ensaio em uma quarta-feira (6 de dezembro de 1995) para o especial de televisão Michael Jackson desmaiou no palco enquanto tocava a musica Black Or White. Os primeiros relatos eram de que ele não estava respirando. Mas os paramédicos que correram para o Beacon Theatre, encontrou-o semi-consciente, embora a sua pressão arterial fosse considerada "perigosamente baixa". Colin Carew um dos dançarinos do show disse que Michael parecia exausto nos ensaios. "Ele vem ensaiando desde manhã. Perguntamos se ele queria fazer uma pausa, e ele disse que não."



Os paramédicos disseram que acharam Jackson caido no palco. Nancy Lindeman, porta-voz do hospital Beth Israel North em que o Rei do Pop foi levado descreveu que sua condição é estável apesar de sua pressão arterial estar baixa não coloca sua vida em risco. O especial daHBO com Michael foi cancelado sua saúde está em primeiro lugar, Michael desistiu de fazer o show...



HIStory estava na #55 posição segundo a SoundScan (empresa que monitora as vendas de discos nos Estados Unidos) na primeira semana de Dezembro de 1995. Claro se o concerto da HBO fosse um sucesso (que seria) novamente HIStory teria a chance de debutar as primeiras colocações de vendas na América. A Sony Music então resolve divulgar pequenos promos da musica This Time Around que seria tocada no show.



THIS TIME AROUND



This Time Around estava planejada para sair como o quarto single (depois de Scream / You Are Not Alone / Earth Song) promocional de HIStory em todo o mundo em Dezembro 1995.

O novo single do Rei do Pop iria divulgar seu novo show chamado One Night Only um concerto para o canal HBO, que mais tarde foi cancelado quando Jackson entrou em colapso por exaustão durante um ensaio. Os planos para This Time Arounddepois da baixa de Michael foi para o ralo e a canção só seria lançada agora como um single promocional nos Estados Unidos apenas, com uma edição de rádio e uma penca de remixes. This Time Around alcançou a posição #23 na Billboard Hot R & B / Hip-Hop Songs chart.



Lançamento: 15 de Dezembro de 1995

Vendas Mundiais do Single: 5.000

Vendas Digitais: -

Letras e Composição: Michael Jackson, Dallas Austin, Bruce Swedien e Rene Moore

Produção: Michael Jackson e Dallas Austin

Rap: Notorious BIG

Mixagem: Dallas Austin e Bruce Swedien

Baixo: Christopher Wallace

Arranjos: Michael Jackson, Dallas Austin e Christopher Wallace

Arranjos (Vocal): Michael Jackson



Com o objetivo de promover o álbum HIStory e o show que ele próprio disse que seria o mais intimista com canções jamais perfomada antes, infelizmente One Night Only foi cancelado por problemas de saúde. Para compensar o cancelamento mundial de This Time Around a gravadora do Rei então chamou vários Dee-Jays para produzir uma infinidade de remixes dessa canção, no total mais de 80 remixes foram feitos; o mix chegou a ficar na #26 posição no Chart da Billboard nos Estados Unidos. Na Europa assim como na América não houve um lançamento oficial do single, porém foram distribuídos para as rádios tanto Cd’s quanto vinis de This Time Around promocionalmente.



Durante a Era HIStory vários itens foram comercializados uns com a marca (oficial) e outros nem tanto. Em setembro de 1995 foi lançado para os fãs a revista oficial chamada HIStory Magazine ao longo da campanha publicitaria do disco-duplo a revista foi comercializada somente para os fãs Europeus que estavam em frenesi total com a volta do Rei do Pop.



Ao todo foram mais de 10 edições lançadas mensalmente com o objetivo de levar o leitor detalhadamente sobre números, curiosidades e uma avalanche de informações sobre o disco HIStory e singles e claro.. sobre Michael Jackson, seus projetos do passado, presente e futuro assim como diz o titulo do álbum HIStory: Past, Present and Future.


Figurinhas adesivas vendidas nas bancas de jornal foi a sensação da michaelmania na eraHIStory. Uma curiosidade sobre essas figurinhas colecionáveis (no total distribuída cerca de 30) é que no verso de cada contava uma ''história'' um fato marcante na vida de Michael Jackson.

Assim como podemos ver nas primeira fotos como o exemplo de Scream dizia que foi considerado o clipe mais caro da musica; outra figura que traz Michael na pose de Bad informa os números atingidos por esse disco. A seleção de figurinhas colecionáveis trouxeram fotos ainda inéditas para o publico.



Nenhum outro single de HIStory saiu tantos vinis promocionais quanto a canção This Time Around. Para sua divulgação tanto nas rádios quanto em casas noturnas na América, oficialmente + de 30 remixes foram produzidos para essa canção; a foto abaixo os fãs podem conferir os vinis promocionais distribuido pela Sony para tocar em clubes noturnos em Nova York:


Divulgado como canção remix nos Estados Unidos, Times Time Around trouxe como a (faixa B) o single Europeu Earth Song. O mix produzido pelo DJ Hani conhecido atualmente por além de trabalharcom Michael nos mixes de HIStory, o produtor também colocou seu talento nas musiacs de Alicia Keys, Justin Timberlak e Missy Elliot.



Para impulsinoar as vendas do Natal de Epic Music Vídeo e com distribuição da Sony lança o VHS, Video Greatest Hits – HIStory, a fita que em 2000 pela primeira vez foi lançada no formato DVD trouxe 10 dos principais clipes de Michael Jackson com o destaque para o vídeo promocional do álbum Dangerous Brace Yourself e os clipes The way You Make Me Feel com 9 minutos e Bad (18 minutos).




No dia 19 de Janeiro de 1996 a imprensa anuncia o divorcio de Michael Jackson e Lisa Marie Presley. O casamento que durou 19 meses chega ao fim amigávelmente, diz o porta voz de Michael, Lee Solters. Na mesma semana da separação,o jornal The Daily News publica fotos de Michael em companhia com uma misteriosa ''loira''. A mulher é a amiga e maquiadora pessoal de MJ, Karen Fine.:



No dia 11 de fevereiro de 1996. Uma data que nunca será esquecida para muitas pessoas, fãs ou não do 'rei' da música pop Michael Jackson. Na ocasião, o ídolo preparou quase que uma verdadeira operação de guerra para gravar cenas do clipe da música They Don't Care About Us no Morro Dona Marta, em Botafogo.



No entanto, para gravar na favela carioca era necessário um cuidado todo especial. No dia, Michael Jackson estava cercado de seguranças, que não seriam suficientes se algumas autorizações não tivessem sido obtidas. A produção do cantor teve que negociar com os traficantes locais para poder gravar no morro. O que era um segredo acabou divulgado pela imprensa, o que na época deixou o governo estadual irritado por considerar que isso era uma publicidade negativa para a cidade. Mas não foi só o Rio de Janeiro a experiência de Michael Jackson no Brasil. Na Bahia, para o mesmo clipe, ele cantou e dançou com o grupo Olodum, no Pelourinho, em Salvador.



Uma edição super-ultra-mais que limitada de HIStory foi comercializada no Reino Unido em Fevereiro de 96, com apenas 150 cópias. Esse disco limitadíssimo trouxe consigo o chamadoSong Book ou seja, o livro de canções de todas as musicas de HIStory; o livreto recebeu um detalhe especial em que a estatua de Michael se encontra no meio de um vulcão em erupção.



Terminada as gravações do clipe de They Don't Care About Us Michael Jackson segue para o Reino Unido para uma aprsentação especial no Brit Awards. O Rei do Pop canta Earth Song a (canção mais tocada na Europa no ano de 1996). Porém, durante a apresentação de Michael Jackson o então vocalista do Pulp, Jarvis Cocker, invadiu o palco para protestar contra as acusações de abuso sexual envolvendo Michael. 



Milhões de dólares foram gerados com a marca HIStory Michael Jackson’s, estima-se que os lucros gerados tenha ultrapassado a marca das 500 milhões de dólares !. Entre vários itens que apareceram nessa viagem um dos mais curiosos é o par de raquetes e a bolinha para jogarPing-pong:



Durante a promoção do álbum a Epic Records lançou exclusivamente na China o DVD-CD deHIStory. O box chamado de The Platinum Collection trouxe os 16 vídeos clássicos e as 30 canções que fazem parte de HIStory: Past, Present And Future. O livreto especial que ecebeu uma atenção especial em relevo com letras douradas traz um texto biografico de Michael escrito em em Mandarim.



Michael Jackson organiza uma conferência para a imprensa em Paris. O Rei do Pop anuncia planos para a sua nova empresa Kingdom Entertainment uma corporação multimídia em parceria com o príncipe saudita Abdul Aziz al-Saud. Planos para um parque temático, filmes, livros e até um álbum de inéditas é esboçado por Michael Jackson.



"Michael Jackson e eu compartilhamos os mesmos interesses e os mesmos valores essenciais", disse o príncipe sobre Jackson, a quem conheceu há 18 meses em Paris.O Rei do Pop foi quem desenhou o logotipo do projeto que promocionou a turnê mundial de HIStory.



O Rei do Pop comparece a premiação anual World Music Awards em Mônaco. O MJ canta Earth Song e recebe 5 prêmios pelo o sucesso de vendas do disco HIStory. Na ocasião Michael discursa sobre os comentários maldosos da imprensa e nega absolutamente ser anti-semita. ''Não é anti-semita, porque eu não sou uma pessoa racista. Eu nunca poderia ser um racista, porque eu amo todas as raças''. - sobre a letra da musica They Don't Care About Us.


HIStory - Parte II


THEY DON'T CARE ABOUT US

They Don't Care About Us (em português: Eles não ligam para gente) foi o quarto single lançado por Michael Jackson em 1996 como parte da promoção do álbum History: Past, Present and Future - Book I. A música foi uma das mais polêmicas de toda a carreira de Michael. Acusado de fazer apologia ao nazismo pelos jornais sensacionalistas, Michael desculpou-se publicamente, alegou que não tinha a intenção de ferir ninguém e regravou a música. They Don't Care About Us é diferente de todo o estilo musical de Michael. A canção tem batidas de Reggae e Hip Hop, e a parceria com o grupo baiano Olodum introduziu a canção elementos de Axé no seu video clipe.


Lançamento: 4 de Abril de 1996

Vendas Mundiais do Single: 3 milhões

Vendas Digitais: 85.000

Letras e Composição: Michael Jackson

Produção: Michael Jackson

Baterias: Peter Mokran e Andrew Scheps

Mixagem: Bruce Swedien

Baixo: Terry Jackson

Arranjos: Michael Jackson

Arranjos (Vocal): Michael Jackson


O vídeo de They Don’t Care About Us foi produzido por Spike Lee em Salvador no Pelourinho e na favela Dona Marta, no Rio de Janeiro. Produzir o videoclipe não foi uma tarefa fácil, as autoridades da época não queriam que o vídeo fosse gravado, pois temiam que ele denunciasse a pobreza do local e mostrasse as falhas do governo. Já os moradores do local ficaram muito felizes de receber o cantor, tanto que eles mesmo fizeram a segurança de Jackson.

Outra polêmica é que o diretor Spike Lee teve que negociar com os traficantes do local para garantir a segurança do astro. O governo criticou muito essa decisão e Lee em resposta disse que a polícia não tinha poder suficiente para garantir a segurança de Jackson. O vídeo conta com a parceria do grupo baiano Olodum que ajudou a música a ficar com "uma cara mais brasileira", introduzindo o Axé Music a canção final.



A possibilidade de que a letra de They Don't Care About Us pregava o antisemitismo foi levantada pela primeira vez pelo The New York Times em 15 de Junho de 1995. O jornal chamava a atenção para o emprego das palavras "Jew" e "Kike" que eram usados de forma pejorativa contra os judeus Jackson respondeu diretamente a publicação afirmando:



''A idéia de que estas palavras possam soar de forma preconceituosa é extremamente dolorosa para mim. A canção na verdade é sobre a dor do preconceito e do ódio e é uma maneira da chamar a atenção para problemas sociais e políticos. Estou irritado, magoado e por que não dizer, revoltado, com o fato da canção ter sido interpretada de forma errônea''.



No Reino Unido, They Don't Care About Us chegou na #4 e permaneceu na parada por três meses. A canção obteve sucesso fenomenal na Europa, chegando no top dez em todos os estados; Áustria, Suíça, França, Bélgica e Suécia, a canção se tornou o hit #5 e permaneceu respectivas pastas 21 semanas. They Don't Care About Us também alcançou o topo das paradas por três semana na Alemanha (conquistanto um recorde para Michael Jackson no país) – detalhe para o single que mundialmente superou a marca das 2 milhões de cópias vendidas:



Michael Jackson produziu uma segunda versão para o videoclipe de They Don't Care About Us. Essa tinha como cenário uma prisão americana. A versão carcerária do vídeo foi gravada em estúdios de Nova York no final de Fevereiro, após Michael ter visitado o Brasil. Esta versão é menos conhecida no mundo todo. A MTV Americana baniu esta versão na sua grade normal devido a violência exposta no vídeo. A VH1 e a MTV só tinham permissão para transmitir após às 9 da noite.



Michael Jackson é capa de revistas. No Brasil A a euforia e ansiedade dos seus fãs, Michael Jackson grava o clipe deThey Don't Care About Us no mês do ''carnaval'' e é destaque na revista Veja. Outras edições publicadas durante a divulgação de They Don't Care About Us; The Paper Magazine (Estados Unidos), OKEJ (Suécia) e Mozi+Video(Romênia)



Acompanhando a divulgação da versão (Prisão) de They Don't Care About Us, a gravadora lança um segundo single promocional. Com novas faixas (remixes) a Blue Edition foi comercializada principalmente na Europa:


Outros singles promocionais foram publicados para divulgação da musica They Don't Care About Us. Entre a tracklist do disco, canções ''remix'' foram exaustivamente tocadas nas estações de rádio Dance na Europa:


O sucesso nas rádios com versões (mix) de They Don't Care About Us fez com que a gravadora de Michael Jackson publicasse um single especial da musica intitulado de The Remixes. O álbum lançado apenas na Europa teve uma tiragem limitatada de 5.000 cópias:



Tempo depois da divulgação do clipe de They Don't Care About Us, Michael jackson começa a produzir um outro vídeo. Ghosts. A revista norte-americana People publica imagens inéditas das gravações do mini-curta dirigido por Stan Winston. Na época apenas um projeto cinematográfico foi mencionado pela revista, logo em 1997 os fãs puderam conferir do que se tratava na realidade do video clipe mais longo de toda a história da musica.


The Mega Mix Megarare Mix foi um disco distribuído apenas para as rádios em 1996. Apenas 600 cópias foram distribuída para rádios dos Estados Unidos. Entre as principais faixas desse disco está dois ''mixes'' que compilam sucessos antigos e Michael:



Começavam os preparativos para a turnê mundial HIStory em Maio de 1996. Enquanto os ensaios aconteciam, a recente empresa criada por Michael Jackson e o príncipe da Árabia Saudita lança a Mochila HIStory na Europa: - na ocasião dois modelos foram fabricados:


Michael Jackson comemora com 61.000 pessoas o aniversário de 50 anos do Sultão de Brunei. Uma festa que custou 25 milhões de dólares, Michael Jackson atua no Parque de Exposições Jerundong; autoridades locais afirmam que a vinda de Michael para o país e seu concerto-pop só é aceita porque o ''artista é uma pessoa pura''. 


A tracklist do Concerto Real como é chamado foi da Dangerous World Tour, incluindo todo o seu equipamento, apenas algumas canções ''inéditas'' foram tocadas e outras substituídas: Working Day And Night foi substituído por The Way You Make Me Feel; Will You Be There foi substituída pela performance inédita de You Are Not Alone; Heal The World foi substituída por Man In The Mirror e no final Earth Song.



Partindo de Brunei Michael Jackson vai a África comemorar uma outra festa, o aniversário deNelson Mandela. No encontro Michael tão nervoso parecia não saber se apertava a mão ou se abraçasse Mandela; mais o presidente daquele país deu lhe um grande abraço. Michael disse ''estou feliz em estar de volta a minha casa'' quando recebido por cerca de 400 fãs no aeroporto de Joanesburgo.


Michael Jackson faz uma conferência de imprensa na cidade de Sun City, Na África. O Rei do Pop anuncia datas da turnê HIStory pela Europa, durante seu discurso Michael agradece o carinhos dos fãs e agradece a Nelson Mandela e o ''povo maravilhoso dessa terra encantada'', diz MJ. Na ocasião Michael revela que estará de volta ao país com seu show HIStory. O Rei do Pop ainda teve tempo de visitar uma escola tradicional de Sun City:



Michael Jackson é noticia no mundo todo, e as capas de revista mostram o sucesso do álbumHIStory no mundo. A Mix Magazine traz a foto de Michael no show de You Are Not Alone no Brit Awards, enquanto a revista russa Tele Swiat traz detalhes da empresa multimídia e o dinheiro que será gerado com o sócio, com o princepe saudita. Outras edições em que Michael foi capa de revista: Kurier TV (Polônia) e Machina (Holanda):



A terceira turnê solo do cantor, quebrando recordes de suas turnês anteriores: Bad World Tour (1987-1989) e Dangerous World Tour (1992-1993) começa em 7 de Setembro de 1996 na cidade de Praga, República Tcheca para um total de 125.000 pessoas (recorde).



(*foto: a roupa dourada ''espacial'' usada por Michael Jackson criada pelo estilista Gianni Versace fez sucesso entre os fãs).


O maior show da HIStory World Tour foi na República Tcheca. Cerca de 125.000 fãs puderam acompanhar durante 2:15 o maior espetáculo da terra; ''eu adoro estar aqui, eu amo vocês'' disse Michael Jackson aos jornalistas quando desceu das escadas de seu Boeing 747 Kingdom. No dia seguinte a sua apresentação, Michael foi o principal destaque na revistaPopcorn que detalhou o primeiro concerto da HIStory Tour:



A próxima parada da HIStory Tour foi na cidade de Budapeste, Hungria. Michael Jackson recebe boas-vindas de 4.000 pessoas que esperavam no aeroporto da cidade. Cerca de 55.000 pessoas assistem ao show no Estádio Nacional Népstadion : 



Michael Jackson realiza seu primeiro show na Polônia na cidade de Warsaw. O concerto realizado no Aeroporto Bemowo reúne 120.000 pessoas; o jornal local ''Gazetta Wyborcza’’ traz na manchete ''Michael Incrível''. No mesmo dia é publicado pela revista Forbes a lista dos artistas mais bem pagos entre os anos de 1995/1996, Michael aparece na 4° posição com cerca de 90 milhões de dólares: 



STRANGER IN MOSCOW

Stranger in Moscow, o quinto e último single do álbum HIStory foi lançado mundialmente em 1996, e, nos Estados Unidos, em 1997, foi escrita por Jackson em 1993, ano em que ele foi acusado de ter abusado sexualmente de um menor. Foi durante essa época em que Jackson se sentia muito sozinho, longe de sua família e amigos, a canção tem uma melodia e batida muito marcante foi muito bem recebida pelos críticos, que alegaram que a musicalidade de Jackson tinha tomado um excelente caminho. Um crítico do Los Angeles Times disse que a canção era a razão para Jackson ser chamado de "gênio". De fato, Stranger in Moscow é uma canção relaxante de se ouvir, e até hoje é considerada por muitos fãs como uma das melhores musicas de Michael. 


Lançamento: 4 de Novembro de 1996

Vendas Mundiais do Single: 1.5 milhões

Vendas Digitais: -

Letras e Composição: Michael Jackson

Produção: Michael Jackson

Guitarra: Steve Lukather

Mixagem: Bruce Swedien

Baixo: David Paich

Arranjos: Michael Jackson

Teclados: David Paich e Steve Porcaro



O vídeo da canção Stranger In Moscow mostra Jackson e mais cinco personagens vivendo uma vida de solidão na capital russa. Moscou foi escolhida como palco do vídeo por ser uma cidade silenciosa, ou como Michael mesmo disse, "Uma cidade onde mesmo estando no meio da rua, você ainda está sozinho". Mas apesar disso o vídeo foi gravado num estúdio, onde depois foi inserido o cenário da cidade. Os efeitos especiais aparecem em câmera lenta, como as aves e vespas voando, ou o café derramando sob a mesa. No final do vídeo, todos os personagens "lavam a alma" com uma chuva que cai sobre a cidade.


Michael Jackson: Eu a escrevi em Moscou. A letra é totalmente autobiográfica. Quando você ouve frases como "Aqui abandonado na minha fama....Apocalipse do cérebro"- naquele momento, na última turnê enquanto eu estava em Moscou- era como eu estava me sentindo. Foi meio como se tivesse criado sozinho, apareceu para mim, porque era como eu me sentia naquele momento. Totalmente sozinho, no meu hotel, estava chovendo e eu simplemente comecei e escrever.



Stranger in Moscow é uma canção que retrata a nostalgia de um homem que não teve uma infância feliz, que vivia sozinho em uma imensa mansão, que era odiado pela metade do mundo e amado pela outra metade. Tudo nessa música é extremamente melódico, ou como classificou o The New York Times, "Uma belíssima balada acompanhada com o som da chuva". Uma guitarra de fundo foi tocada por Steve Lukatherenquanto teclados, sintetizadores e baixos são creditados a David Paich e Steve Porcaro.



(*foto: acompanhando o lançamento do single Stranger In Moscow a gravadora comercializa uma nova versão do disco; nessa edição, somente ''remixes'' produzido por DJ's conceituados''na época'' como Basement Jack e Hani).



A gravadora de Michael Jackson, Sony Music estava satisfeita com as vendas de singles ''mixes'' tanto que já planejava o lançamento de um disco somente com musicas ''remexidas'' (Blood On The Dance Floor). Um outro single de Stranger In Moscow foi publicado na Europa, trata-se da chamada edição: The Todd Terry Remixes


A divulgação de versões ''remixadas'' de Stranger In Moscow para as rádios e nightclubs foram lançado 3 discos (vinyl) que compilavam as faixas publicada no single original. Entre as versões: Basement Boys Remixes, Todd Mixes e Hani's Remixes:



Com o início da sua terceira turnê mundial Michael Jackson foi capa de varias revistas, a primeira delas trouxe aos fãs da lenda-pop todos detalhes dói super concerto na Alemanha. Michael e o show da HIStory Tour é destaque na revista polonesa e PopRock (Alemanha).


Em um dos jogos de Sonic feito pela SEGA, foram descobertos algumas melodias idênticas as músicas de Michael Jackson. Mas Stranger in Moscow é a música com mais similaridade com a música dos créditos do Sonic 3. Suspeitava-se que Michael tinha feito algumas músicas para o jogo, mas devido a suas polêmicas na época, o nome dele não foi creditado.


Após a morte do cantor, o compositor Brad Buxer, um antigo colaborador de Michael, confirma uma longa especulação na comunidade de gamers. "Ele me chamou para ajudá-lo neste projeto",contou Buxer à revista francesa "Black & White". "Na época, os consoles de games não permitiam uma reprodução de som otimizada, e Michael ficou frustrado com isso. Ele preferiu não associar seu nome a um produto que desvalorizava sua música, por isso não foi creditado como compositor", explicou o músico.



O Rei do Pop chega na Tunísia para o seu primeiro concerto em continente africano. em nota Michael declara: ''Esse concerto tem um significado muito importante para mim porque é o primeiro na África e no mundo árabe. Pessoas e nações de ambas as religiões sempre tiverão um lugar especial em meu coração''. Michael Jackson, ansioso para dançar e cantar seus hits no país levou cerca de 60.000 pessoas ao El Menzah Stadium:


(*foto: Michael Jackson apresenta com seus dançarinos a musica They Don't Care About Us para cerca de 60.000 espectadores no show HIStory na Tunísia).


Na Holanda um novo produto com a marca ''Michael Jackson'' é lançado, um suco de frutas chamado Mystery. Descrito como uma bebida refrescante e energética, Mystery foi vendida dentro dos estádios de futebol onde se realizavam os shows da HIStory Tour:


A promoção do suco Misterioso de Michael Jackson ganhou até uma revista edição especial. A publicação de 25 páginas foi comercializada apenas na Europa e trouxe fotos inéditas do nosso astro em ação; Michael divulga a bebida energética Mystery:


O rei da musica é capa de revista. Na Alemanha Michael Jackson recebe um prêmio especial pela sua contribuição no mundo da musica e a revista Popcorn celebra junto. Outras capas, revista Kroonika (Estônia), Copenhagen This Week (Dinamarca), Vi Unge e Pilot(Polônia) com estilo na Era Bad.


No dia 05 de Novembro fãs ficam anestesiados com o curta de 35 minutos chamado Ghosts. O clipe musical de maior duração de toda a história ''o Novo Thriller'' como descrito pela imprensa estreia em 11 salas de cinema nos Estados Unidos e a gravadora já começa a dar sinais para a promoção de um novo álbum descartando um novo single que iria fechar com chave de ouro HIStory. 


Na Europa, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica certificou o álbum HIStorycomo um disco platina. Em 1998 quando Michael Jackson completou 40 anos de idade a British Phonographic Industry homenageou o Rei do Pop com um prêmio pelas grandes vendas desse disco, somente no Reino Unido, HIStory vendeu cerca de 1.2 milhões de cópias; estima-se que esse número já tenha alcançado as 2 milhões: 


O dvd HIStory on Film, Volume II é lançado mundialmente. O disco traz cerca de 18 clipes musicais de Michael Jackson, incluindo os sucessos: Thriller, Beat It o show inesquecível Motown 25 (Billie Jean) e aos novaos: Scream, They Don't Care About us, Childhood, You Are Not Alone, Earth Song e Stranger In Moscow.



Em 2008 na Europa foi lançado uma edição limitada do Box com os dvd's de HIStory Volume I e II. Cerca de 600.000 cópias foram vendidas nos Estados Unidos conquistando 6 discos de Platina pelo sucesso.


O Brasil é país que se tratando de produtos licenciados e exclusivos de Michael Jackson por aqui nunca é lançado. Para quebrar um pouco o gelo, em 2004 a gravadora Sony comemorou seus 50 anos no mercado brasileiro e lançou o DVD+CD de HIStory em uma edição chamada Gold Series ( mesmo se comparado ao post anterior do Box chinês) a única diferença de um para o outro é que o brasileiro trouxe o disco 1 de HIStory. O Dvd exclusivo de Michael Jackson esteve comercializado apenas nas Lojas Americanas mais pelo sucesso foi vendido em outras lojas do Brasil.


SMILE

Smile, canção originalmente composta por Charles Chaplin em 1936 é a ultima faixa do álbumHIStory. Planejado para ser lançado como oitavo e último single do álbum em 1997, mas cancelado dias antes de sua liberação comercial, apenas alguns exemplares do single foram lançados na Holanda, Alemanha e África do Sul (onde conquistou o recorde de vendas). A musica sem nenhum divulgação chegou a #74 no Reino Unido, #71 na Alemanha, #70 na Suíça #56 na Austrália.


Lançamento: 28 de Dezembro de 1997

Vendas Mundiais do Single: 45.000

Vendas Digitais: 30.000

Letras e Composição: John Turner e Geoffrey Parsons

Produção: Michael Jackson e David Foster

Piano: David Foster

Mixagem: Bruce Swedien

Baixo: David Foster

Arranjos: Michael Jackson e David Foster

Arranjos (Vocal): Michael Jackson


Dentre vários ícones que Michael Jackson admirava Charles Chaplin era a estrela que mais brilhava no seu grupo de inspiração. Fã assumido de Chaplin desde criança, fazia questão de citá-lo em suas raras entrevistas como um de seus ídolos. "Ele era um gênio, nos fazia rir e chorar ao mesmo tempo" declarou Jackson no documentário Private Home Movies de 2003. Michael colecionava ítens de Charlie, e sempre se vestia com os trages do Vagabundo desde o tempo em que participava dos Jackson 5.


Uma das mais belas canções já escrita Smile descreve um simples ato, sorrir.


Sorria, embora seu coração esteja doendo

Sorria, mesmo que ele esteja partido...

... Este é o momento que você tem que continuar tentando

Sorria, de que adianta chorar?

Você descobrirá que a vida ainda continua

Se você apenas sorrir


(*foto: Michael era fascinado com a trajetória e a história de vida de Charlie Chaplin, Como Michael, Chaplin começou muito cedo no show bizz . Sendo um talentoso desenhista Michael Jackson pinta o retrato Charlie Chaplin):


Não se sabe o motivo do porque a gravadora de Michael Jackson ter vetado a divulgação do single Smile. Boatos na época, a rixa entre MJ e Sony Music por conta do catálogo dos Beatles era o principal burburinho outras fontes afirmnavam que a gravadora estaria focada no álbum de remixes (Blood On The Dance Floor) e por isso teria retirado o lote de cópias que seriam distribuídas na Europa. Por fim, uma das musicas preferidas de Michael Jackson não teve uma divulgação digna.


20 milhões de cópias, HIStory tornou-se o disco-duplo mais vendido de toda a HIStória da musica. De fato juntando as vendas de seus singles esse numero supera a marca. Em 1995, cópias limitadas do cassete do disco foram lançadas nas Américas, principalmente no México, Argentina e Brasil:


Em 2001 acompanhando o lançamento das edições especial de seus álbuns e Invincible a Sony Music lançou o disco 1 de HIStory. Greatest Hits: HIStory, Volume I. cerca de 450.000 cópias do álbum foram vendidas em todo o mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário