sábado, 18 de janeiro de 2014

LIVRO DANCING THE DREAM

Dancing The Dream



Lançado em 1992 contém poemas e textos escritos pelo próprio Michael.

Você está ouvindo? – Dancing The Dream


Quem sou eu?
Quem é você?
De onde viemos?
Aonde estamos indo?
Do que se trata isso tudo?
Você sabe as respostas?



As pessoas me perguntam como eu faço música. Eu digo que apenas entro nelas. É como entrar em um rio e acompanhar o curso. Cada momento do rio é uma música. Então fico no momento e ouço. O que eu ouço nunca se repete. Uma caminhada na floresta traz música se rachando. Folhas voam com o vento, pássaros cantam e esquilos, galhos se quebram quando pisamos, e a batida do meu coração vai somando tudo. Quando você se une ao ritmo, a música está dentro e fora, e os dois são iguais. Enquanto eu puder ouvir o momento, eu sempre terei música.
( Poema do livro Dancing The Dream – Michael Jackson )

Dançando o sonho – Dancing The Dream



Consciência se expressa através de criação. Este mundo em que vivemos é a dança do criador.
Dançarinos vêm e vão num piscar de olhos, mas a dança continua. Em muitas ocasiões enquanto danço, me sinto tocado por algo sagrado. Nestes momentos, sinto meu espírito se elevar e se tornar um só com tudo que existe. Torno-me as estrelas e a lua. Torno-me o amante e o amado. Torno-me a vitória e a conquista. Torno-me o amo e o escravo. Torno-me o cantor e a canção. Torno-me o conhecedor e o conhecido. Continuo dançando, é a dança do criador.
O criador e a criação emergem em uma totalidade de alegria.
( Poema do livro Dancing The Dream – Michael Jackson )

Criança de inocência – Dancing The Dream



Criança de inocência, sinto falta de seus dias calorosos
Quando brincávamos saltitantes em brincadeiras
Desde que você saiu de cena
As ruas são solitárias, escuras e sérias

Mas o coração disse não – Dancing The Dream




Eles viram os pobres em barracos, por isso derrubaram os barracos e construíram projetos. Blocos enormes de cimento e vidro empilharam-se no asfalto sobre estacionamentos. Ainda assim. Não era um lugar, mesmo um lar em um barraco. “O que você esperava? É muito pobre viver como nós. Até conseguir se resolverem na vida, deveriam ser gratos, não acham?”
A cabeça diz sim, mas o coração diz não.

Quando os bebês sorriem – Dancing The Dream



Quando sonhadores sonham e beijam seu amado
E arco-íris crescem e espalham sua cor
Estes são momentos vivos com glória
Nós pegamos embalo, mergulhamos
No abismo
Ficamos suspensos um tempo
Estes são os momentos que bebês sorriem


Por hoje chega – Dancing The Dream



Ensaios de dança podem passar da meia noite, mas desta vez parei às dez. “Espero que não se importe,” eu disse, olhando o espaço acima, “mas por hoje chega.”
A voz na sala de controle soou. “Você está bem?”

Mãe – Dancing The Dream



A eons de tempos tenho gestado
Para tomar uma forma que tenho hesitado
Do não manifesto vem uma concepção cósmica
Nesta terra uma fantástica recepção
E então em uma funesta manhã de agosto
De seu ser eu nasci
Com o amor tenro você nutriu a semente
Para seu sofrimento você deu atenção
Despreocupada de qualquer risco ou perigo
Você decidiu por esse estranho solitário

Então os elefantes marcham – Dancing The Dream



Um fato curioso sobre os elefantes é esta: como modo de sobreviver, eles não devem cair. Qualquer outro animal pode deitar e levantar-se de novo.  Mas o elefante fica sempre de pé, até pra dormir. Se um da manada escorrega e cai, acabou. Fica deitado de um só lado, um prisioneiro do próprio peso. Embora os outros elefantes fiquem a sua volta tentando levantá-lo, não há muito que possam fazer. Com sua respiração ofegante ,caído, morre. Os outros permanecem de vigília, e então lentamente se vão.
É isso que eu aprendo lendo livros sobre a natureza, mas me pergunto se estão certos. Será que não existe outro motivo pelo qual os elefantes não  podem cair? Talvez eles decidiram não cair. Não cair em sua missão.
Sendo o mais sábio e paciente dos animais, eles fizeram um pacto – imagino que tenha sido a eras atrás, quando a era glacial terminava. Movendo-o em grandes manadas pela crosta terrestre, os elefantes primeiramente avistaram homens pequeninos buscando suas caças com lanças afiadas.
“Mas sem medo e raiva esta criatura carrega,” o elefante pensou. “Mas ele irá herdar a terra. Somos sábios o bastante para enxergar isso. Vamos mostrar um exemplo à ela.”
Assim os elefantes juntaram suas massas cinzentas e refletiram. Que tipo de exemplo eles poderiam mostrar ao homem? Poderiam mostrar que o poder deles é bem maior que os dos homens sem dúvida. Poderiam mostrar sua ira para ele, que é terrível o bastante para tremer florestas inteiras. Ou poderiam governar sobre o homem através de medo, atropelando os campos e esmagando suas cabanas.
Em momentos de grande frustação, elefantes selvagens farão tudo isso, mas em grupo, unindo suas cabeças em pensamento, decidiram que o homem aprenderia mais com uma mensagem mais gentil.
“Vamos mostra-lo nossa reverência pela vida,” disseram. E desde aquele dia, elefantes vêm sendo criaturas quietas, pacientes, pacíficas. Deixem os homens montá-los e ajaezarem como escravos. Permitam que crianças riam de seus truques no circo, exilado das grandes planícies africanas aonde viviam os deuses.
Porém a mensagem mais importante dos elefantes está em seus movimentos. Porque eles sabem que viver é se mover. Dia após dia, era após era, as manadas marcham, uma grande massa da vida que nunca cai, uma força de paz impossível de ser parada.
Animais inocentes, não suspeitam que depois de tanto tempo, irão cair por uma bala de milhares. Vão deitar na poeira, mutilados pela nossa ganância vergonhosa. Os grandes machos caem primeiro, para que suas presas de marfim sejam feitas em bugigangas.
Depois as fêmeas caem, para que os homens carreguem os troféus. Os filhotes correm sentindo o cheiro de sangue da própria mãe, mas não adianta nada correr das armas. Silenciosamente, sem ninguém para ampará-los, eles morrem também, e seus ossos embranquecem ao sol.
Entre tanta morte, os elefantes poderiam desistir. Tudo que precisam fazer é deitar no chão. Pronto. Não precisa de balas: n Natureza os deu a dignidade de deitar e descansar em paz. Mas se lembram do antigo pacto e da promessa a nós, que é sagrada.
Então os elefantes marcham, e cada manada joga palavras na areia. “Observe, aprendam ame. Observe, aprendam ame.” Consegue ouvi-las? Um dia em humilhação, os fãs de dez milhares  deuses das planícies dirão. “Não odiamos vocês. Não perceberam ainda?” nós estamos caindo para que vocês, nossos queridos pequenos, não caiam novamente.”
( Poema do livro Dancing The Dream – Michael Jackson )



A Criança é Uma Música.


(Poesia do Livro Dancing The Dream)

Quando crianças ouvem a uma música, elas não ouvem somente. Elas derretem na melodia e correm pelo ritmo. Algo interior começa a levantar vôo. Logo a criança e a música são uma coisa só. Eu me sinto assim também na presença da música, e meus melhores momentos de criatividade acontecem quando estou com crianças. Quando estou com elas, música vem em mim tão fácil quanto respiro.

Cada música é uma criança que educo e dou amor. Mas mesmo que você nunca tenha composto uma música, sua vida é uma música. Como pode? De onda em onda, a Natureza te acaricia – o ritmo de cada amanhecer e de cada pôr-do-sol faz parte de você, a chuva caindo toca sua alma, e você se vê nas nuvens brincando de pega-pega com o sol. Viver é ser musical, começando com o sangue dançando em suas veias. Tudo que é vivo tem um ritmo.
Sentir cada um, suavemente com atenção, lhe traz a música deles.

Você sente a música?

As crianças sentem, mas assim que crescemos, a vida se torna um fardo e a chore, e a música some. Às vezes o coração está cheio que damos as costas e esquecemos que seu ritmo traz a mais sábia mensagem de vida, uma mensagem sem palavras que diz, “Viva, seja, mova-se, anime-se – você está vivo!” Sem o sábio ritmo do coração, não existiríamos.

Quando começo a me sentir cansado e desanimado, crianças me revivem. Vou até elas para uma nova vida, para nova música. Dois olhos castanhos olham pra mim tão profundamente e inocente, e por dentro eu murmuro, “Esta criança é uma música. “E outra experiência muito verdadeira e direta é que na mesma hora percebo, “Eu também sou uma música.” Estou de volta em mim novamente.

(Dancing The Dream – Michael Jackson – Tradução:danieljackson)

 

Cria
nças do Mundo

Crianças do mundo, vamos fazer isso
Nos encontrar em praias sem fim
Construindo castelos de areia e navegando em nossos barcos
Enquanto pessoas brigam e defendem seus pontos de vista
Eternamente pondo novas máscaras
Brincamos na maré do tempo e fazemos.

Crianças do mundo, vamos fazer isso
Com música, dança e alegria inocente
E o carinho suave de um amável beijo
Faremos isso.

Enquanto negociantes negociam e discutem um valor
E políticos tentam ser gentis
Vamos nos encontrar em praias sem fim e navegar em nossos barcos
Faremos isso.

Enquanto advogados debatem e médicos curam
Corretores citam o preço do alimento
Enquanto padres pregam e tocam o sino
Aventureiros com algo pra vender
Nós cantamos e dançamos com uma alegria inocente
E o carinho suave de um amável beijo
Nós faremos isso
Nos encontrar em praias sem fim
Construindo castelos de areia e navegando em nossos barcos
Faremos isso

Vamos domar um arco-íris, uma nuvem, uma tempestade
Voando pelo vento, mudamos nossa forma
Tocaremos as estrelas, abraçaremos a lua
Ultrapassaremos a barreira e chegaremos em breve

Enquanto arquitetos planejam seus edifícios
E o sindicato apela para o clamor público
Enquanto confusões esquentam em salas de reuniões
E em locais secretos fornecedores se encontram
Nós cantamos e dançamos com uma alegria inocente
E o carinho suave de uma amável beijo
Nós faremos isso

Enquanto filósofos lutam e continuam a criar
Dilemas eternos de mente e coração
Físicos imaginam, continuam refletindo
Questões perpétuas sobre espaço e tempo
Arqueólogos analisam, continuam a cavar
Tesouros mortos, grandes e pequenos
Psicólogos provam, analisam tristezas
De noções histéricas, fobias, medos

Enquanto padres ouvem confissões
Em uma sessão séria
E pessoas se esforçam
Em grande atividade
No barulho e no ruído
No significado de pecado
Tocaremos as estrelas, abraçaremos a lua
Ultrapassamos a barreira, chegamos lá em breve
Domamos o arco-íris, a nuvem, a tempestade
Voando pelo vento, mudando nossa forma

Crianças do mundo, vamos fazer isso
Com música e dança e alegria inocente
E o carinho suave de um amável beijo
Faremos isso.
(Dancing The Dream – Michael Jackson – Tradução:danieljackson)




VOCÊ ESTÁ OUVINDO?

Quem sou eu?
Quem é você?
De onde viemos?
Aonde estamos indo?
Do que se trata isso tudo?
Você sabe as respostas?

Imortalidade é meu jogo
Do êxtase eu nasci
Do êxtase eu sobrevivo
Pro êxtase eu retorno
Se você ainda não sabe
É uma pena
Você está ouvindo?

Este meu corpo
É um fluxo de energia
No rio do tempo
Éons passam, eras vêm e vão
Eu apareço e desapareço
Brincando de esconde-esconde
Em um piscar de olhos

Eu sou uma partícula
Eu sou uma onda
Girando na velocidade da luz
Eu sou a flutuação
Que toma o controle
Eu sou o Príncipe
Eu sou o Valete
Eu sou a ação
Que é feita
Sou a galáxia, o vácuo no espaço
Na Via Láctea
Eu sou a demência.

Eu sou o pensador, o pensante, o pensamento
Eu sou o buscador, a busca, a perseverança
Eu sou a gota do orvalho, a luz do sol, a tempestade
Sou o fenômeno, o campo, a forma
Sou o deserto, o oceano, o céu
Eu sou o Eu Primitivo
Em você e eu.

Consciência pura ilimitada
Verdade, existência, Êxtase eu sou
Em expressões infinitas eu vou e volto
Brincando de esconde-esconde
Em um piscar de olhos
Mas imortalidade é meu jogo.

Éons passam
Lá no fundo
Eu permaneço
Sempre o mesmo
Do Êxtase eu vim
Do Êxtase eu sobrevivo

Junte-se a mim em minha dança
Por favor, junte-se a mim agora
Se você esquecer de sim mesmo
Você nunca saberá
Como jogar este jogo
Na cama oceânica da Eternidade.

Pare esta agonia de desejar
Já chega
Não pense, não hesite
Se curvando dentro de si mesmo
Apenas crie...apenas crie

Imortalidade é meu jogo
Do Êxtase eu nasci
Do Êxtase eu sobrevivo
Pro Êxtase eu retorno
Se você ainda não sabe
É uma pena
Você está ouvindo?

(Dancing The Dream – Michael Jackson – Tradução:danieljackson)




CRIANÇAS

Crianças me mostram em seus sorrisos brincalhões o que há de divino em cada ser. Esta simples bondade brilha direto de seus corações. Isso pode ensinar tanta coisa. Se uma criança quer sorvete de chocolate, ela apenas pede. Já adultos se enrolam em complicações se devem ou não tomar o sorvete. A criança simplesmente aproveita.

O que devemos aprender das crianças não é criancice. Estando com elas nos conecta a mais profunda sabedoria de vida, a qual sempre existiu e só pede pra ser vivida. Agora que o mundo está tão confuso e com tantos problemas complicados, sinto que precisamos de nossas crianças mais que nunca. A sabedoria natural delas aponta a maneira de solucionar aquela mentira que aguarda por ser reconhecida, dentro de nossos corações.
(Dancing The Dream – Michael Jackson – Tradução:danieljackson)


 


CORAGEM

É curioso quando é preciso ter coragem e quando não é. Quando subo no palco em frente de milhões de pessoas, não sinto que estou sendo corajoso. Uma pessoa pode precisar de muito mais coragem para expressar seus verdadeiros sentimentos. Quando eu penso em coragem, lembro do Leão Covarde do Mágico de Oz. Ele vivia fugindo do perigo. Chorava direto e tremia de medo. Mas, também compartilhava seus verdadeiros sentimentos com aqueles que amava, mesmo que ele não gostasse desses sentimentos.

Pra isso é preciso coragem de verdade, a coragem de revelar. Expressar seus sentimentos não é a mesma coisa que fazer feio na frente de alguém – é ser aceitável e verdadeiro a seu coração, seja lá o que ele diz. Quando você possui a coragem de revelar, você sabe quem você é e permite que os outros vejam isso. É assustador, porque você se sente vulnerável, tão aberto a rejeição. Mas sem auto-estima, está sendo outro tipo de coragem, aquela que os heróis tem nos filmes, parece inútil. Apesar dos riscos, a coragem de ser honesto e de revelar abre caminho para a auto-descoberta. Oferece tudo o que queremos, a promessa de amor.


(Dancing The Dream – Michael Jackson – Tradução:danieljackson)




DANÇANDO O SONHO

Consciência se expressa através de criação. Este mundo em que vivemos é a dança do criador.
Dançarinos vêm e vão num piscar de olhos, mas a dança continua. Em muitas ocasiões enquanto danço, me sinto tocado por algo sagrado. Nestes momentos, sinto meu espírito se elevar e se tornar um só com tudo que existe.Torno-me as estrelas e a lua. Torno-me o amante e o amado. Torno-me a vitória e a conquista. Torno-me o amo e o escravo. Torno-me o cantor e a canção. Torno-me o conhecedor e o conhecido. Continuo dançando, é a dança do criador.
O criador e a criação emergem em uma totalidade de alegria.

(Dancing The Dream – Michael Jackson )




CONFIANÇA

Quando dava de comer para os esquilos no parque, percebi um pequenino que parecia não confiar em mim. Enquanto outros vinham comer na minha mão, ele ficava longe. Joguei um amendoim na direção dele. Ele agarrou nervoso e fugiu. Da próxima vez ele deve ter tido menos medo, porque chegou mais perto do meu pé, tão corajoso quanto qualquer esquilo pedindo seu amendoim.

Confiança é assim – sempre parece depender de confiar em si mesmo. Os outros não superam medo por você; você tem que fazer isso sozinho. É difícil, porque medo e dúvida são fortes. Temos medo de ser rejeitados, de ser feridos outra vez. Por isso mantemos nossa distância. Achamos que nos separando dos outros irá nos proteger, mas não funciona. Acabamos nos sentindo sozinhos e não amados.

Confiar em si mesmo começa quando se reconhece que é normal ter medo. Ter medo não é o problema, porque todo mundo se sente ansioso e inseguro certas vezes. O problema é não ser sincero o bastante para admitir o seu medo. Toda vez que eu aceito minhas próprias dúvidas e inseguranças, fico mais aberto para as pessoas. Quanto mais fundo vou em mim mesmo, mais forte eu me torno, porque eu percebo que meu verdadeiro eu é maior que qualquer medo.

Ao aceitar a si mesmo completamente, confiança se torna completa. Não há mais separação entre as pessoas, porque não há separação por dentro. No espaço que antes ficava o medo, o amor é permitido crescer.
(Confiança - Dancing The Dream - Michael Jackson)



Segue abaixo alguns poemas postados por fãs que encontrei ao longo de minhas pesquisas na internet




Adicionar legenda













MJ escreveu atrás de um quadro em Neverland, como sempre fazia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário